Projeto

PROJETO: SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA CRUZ : ESTRUTURAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO A COMUNIDADE
ACADÊMICA

Apresentação. Justificando a iniciativa

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 4/2009, art. 10o, o Projeto Político
Pedagógico - PPP da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do
Atendimento Educacional Especializado -- AEE, prevendo na sua organização, dentre
outros elementos profissionais preparados, documentação reguladora adequada e a 
“sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliários, materiais
didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos
específicos;
II - Matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria
escola ou de outra escola.” (BRASIL 2010, p.11)

Diante desse quadro, a fim de garantir a formação adequada dos profissionais de
educação egressos de nossas Licenciaturas e mesmo de fornecer conhecimento do
âmbito da educação especial aos demais profissionais e interessados, o Centro Universitário Santa Cruz pretende fornecer uma sala de recursos multifuncionais à sua comunidade
interna. Nesse espaço poderão ser realizadas atividades de reconhecimento e exploração
do potencial pedagógico dos materiais, além do planejamento de aulas e treinamento
para seu uso posterior no cotidiano escolar. Em alguns casos específicos, a sala poderá
ser útil ainda aos professores e alunos do Ensino Superior, quando esses últimos
apresentem alguma necessidade de AEE.

1. Das sala: tipologia, caracterização e materiais necessários.

As Salas de Recursos Multifuncionais de Tipo 1 são aquelas que visam a atender os
diversos tipos de necessidade especial (de dificuldades de aprendizado à superdotação,
passando por déficts de input via qualquer dos sentidos) de maneira holística e não
específica. O Centro Universitário Santa Cruz, neste primeiro momento, estruturarão uma
S.R.M. sob tal tipologia.
O Manual de orientação: programa de implantação de salas de recursos
multifuncionais (MEC, 2010) apresenta para essa sala a especificação abaixo

Equipamentos

Materiais Didático/Pedagógico

02 Microcomputadores 01 Material Dourado
01 Laptop 01 Esquema Corporal
01 Estabilizador 01 Bandinha Rítmica
01 Scanner 01 Memória de Numerais l
01 Impressora laser 01Tapete Alfabético Encaixado
01 Teclado com colméia 01Software Comunicação Alternativa
01 Acionador de pressão 01 Sacolão Criativo Monta Tudo
01 Mouse com entrada para acionador 01 Quebra Cabeças - seqüência lógica
01 Lupa eletrônica 01 Dominó de Associação de Idéias
Mobiliários 01 Dominó de Frases
01 Mesa redonda 01 Dominó de Animais em Libras
04 Cadeiras 01 Dominó de Frutas em Libras
01 Mesa para impressora 01 Dominó tátil
01 Armário 01 Alfabeto Braille
01 Quadro branco 01 Kit de lupas manuais
02 Mesas para computador 01 Plano inclinado – suporte para leitura
02 Cadeiras 01 Memória Tátil
Tabela 1. Materiais necessários para a composição de SEM tipo1 (MEC, 2010, p. 11)

2. Do subsídio para a estruturação e montagem do ambiente

À exceção da mobília e dos softwares (para os quais há versões livres disponíveis
online), os demais materiais já foram obtidos por meio de doação de alunos egressos,
professores e empresas parceiras. Serão entregues ao Centro Universitário Santa Cruz, uma vez oficializada a montagem do espaço, a ser alocado junto à já operante brinquedoteca da instituição.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL. Manual de orientação: programa de implantação de salas de recursos
multifuncionais. MEC, Secretaria da Educação Especial, 2010. Disponível em :
<
tp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=
9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-
multifuncionais&Itemid=30192>. Acesso em 28 de dezembro de 2018.